
Referência nacional, professor Rodrigo Ednilson, da Universidade Federal de Minas Gerais, promove reflexões sobre políticas afirmativas e comissões de heteroidentificação
Por Rose Talamone

Nesta terça e quarta-feira, 6 e 7 de maio, o campus da USP em Ribeirão Preto recebe o professor Rodrigo Ednilson de Jesus, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para falar de identidade racial, ações afirmativas e os desafios da inclusão nas universidades públicas. Os eventos são gratuitos, com vagas limitadas, e abertos à comunidade USP e ao público externo. As inscrições podem ser feitas neste link.
Referência nacional nas discussões sobre equidade racial no ensino superior, Rodrigo Ednilson é um dos principais articuladores da política de inclusão da UFMG e coordenador de projetos que articulam pesquisa, ensino e extensão voltados à justiça racial.
No dia 6, o professor fará palestra com o tema: Quem quer [pode] ser negro no Brasil?, em que propõe uma reflexão crítica sobre identidade racial e os critérios utilizados pelas comissões de heteroidentificação, responsáveis pela verificação do pertencimento racial em processos de cotas. O encontro será das 16h às 17h30, no Auditório da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP).
Já no dia seguinte, 7 de maio, ele conduz a Formação e Letramento Étnico-Racial, das 8h30 às 12h, no Anfiteatro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP) da USP. A proposta é oferecer subsídios teóricos e metodológicos a docentes, técnicos e estudantes que desejem atuar em comissões de heteroidentificação, além de fomentar o debate sobre o racismo estrutural nas instituições.
A iniciativa é da Comissão Assessora de Inclusão e Pertencimento (Caip) do Campus USP Ribeirão Preto.

Política de uso
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.