
Em meio à crescente tensão comercial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adotou o bom humor como estratégia política. Neste domingo (13), em vídeo divulgado nas redes sociais pela primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, Lula brincou com a imposição de tarifas sobre produtos brasileiros por parte do governo norte-americano e afirmou que levaria jabuticaba — fruta típica do Brasil — ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
“Eu vim chupar jabuticaba de manhã, porque eu duvido que alguém que chupe jabuticaba fique com mau humor. Eu vou levar jabuticaba para você, Trump. E você vai perceber, sabe? Que o cara que come jabuticaba de manhã, num país que só ele dá jabuticaba, não precisa de briga tarifária, precisa de muita união e de muita relação diplomática”, declarou Lula.
A fala ocorre num momento em que o governo brasileiro busca resposta para as novas tarifas impostas por Washington sobre uma série de exportações nacionais. A declaração de Lula sugere um apelo à via diplomática e à cooperação, em contraste com medidas que ele considera prejudiciais à relação bilateral.
Na legenda da publicação, Janja reforçou o tom nacionalista e bem-humorado do presidente: “Duas coisas genuinamente brasileiras: jabuticaba e presidente”.
Apesar da leveza do comentário, a fala de Lula ocorre em um contexto de pressão crescente para que o Palácio do Planalto reaja às restrições comerciais com firmeza, mas sem comprometer a relação diplomática com os Estados Unidos.
The post Lula ironiza tensão com EUA e promete jabuticaba a Trump appeared first on O Cenário.